quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cevadotto de abóbora

Bom dia!
O meu amor por risottos não conhece fim. É um prato que satisfaz a minha gulodice habitual e que se adapta a praticamente todos os ingredientes sendo, por isso, tremendamente versátil. Há uns meses descobri uma outra maneira de comer risotto - não usando arroz, mas sim outro poderoso cereal - a cevada! A cevada dá-lhe uma nova textura cremosa e, claro, deliciosa.
Assim, mostro-vos aqui a minha adaptação do primeiro "cevadotto" que alguma vez provei. Cevadotto de abóbora - uma especialidade na Casa de Pasto Palmeira (a qual aconselho vivamente para um jantar descontraído).
Já comprei alguns tipos de cevada e o que ganha é a cevada que se compra na Casa Chinesa na baixa portuense. É mais pequena e mais saborosa do que a normalmente se vende em supermercados e afins.




Para duas pessoas :
250g de Abóbora manteiga em cubos
1 cebola média
1/2 L de caldo de legumes caseiro
1/2 chávena de vinho branco
Gengibre fresco qb
1 chávena de cevada
Sal, pimenta e ervas aromáticas qb
Azeite ou vaqueiro vegetal  qb

Amêndoas trituradas

Num tacho saltear a cebola e o gengibre com o vaqueiro vegetal. Quando a cebola ficar translúcida acrescentar a abóbora em cubos e o vinho branco. Temperar com sal e pimenta. Deixe ferver durante 2 minutos e acrescente duas chávenas do caldo de legumes. Deixe cozinhar por quinze minutos, em lume brando, mexendo frequentemente para que não queime. Passado este tempo a abóbora deve começar a desfazer-se. Depois, acrescente a cevada e cubra tudo com o que resta do caldo de legumes e retire quando a cevada estiver totalmente cozinhada (que, dependendo do tipo que usa, deve demorar 10 a 15 minutos). Rectifique os temperos. À parte, triture algumas amêndoas (pode juntar outros frutos secos ou sementes - como sementes de abóbora). 
Sirva com ervas aromáticas (usei oregãos) e as amêndoas trituradas.

Sem comentários: