sexta-feira, 8 de março de 2013

Embrulhos de Alheira Vegetariana

As alheiras vegetarianas da Eurofumeiro já existem há algum tempo e se, inicialmente, era feitas com tripa de vaca, depois da polémica a Eurofumeiro criou uma tripa 100% sintética. Esta "tripa" não é comestível, mas é ideal para confeccionar a alheira como fariam com as originais. Têm um sabor característico a azeitona e, cá em casa, já são as preferidas de toda a gente. Assim sendo, mostro-vos um modo simples de integrarem esta alheira na vossa alimentação através de um petisco agridoce.



Ingredientes para 6 embrulhos

1/2 cebola
1 alheira
1/2 maçã 
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1/2 colher de sopa de açúcar amarelo
Camada mais externa de um alho francês
6 folhas de massa filo





A cebola deve ser salteada com o azeite até ficar translúcida. Acrescente a alheira (devem libertar a alheira do seu invólucro uma vez que este não é comestível). Numa frigideira pequena coloque o vinagre balsâmico a aquecer (2/3 minutos) e acrescente o açúcar aos poucos. Quando o açúcar se dissolver, retire e reserve.

Ao salteado inicial de alheira e cebola adicione a maçã aos cubos e deixe saltear mais 3 minutos. Retire do lume.
Retire uma camada a um alho francês e corte-a em tirinhas. Estas tiras servirão para fechar os embrulhos como se pode ver na figura ao lado. Estenda uma folha de massa filo e, com o auxílio de uma colher de sobremesa, coloque a mistura de alheira, no centro. Deve juntar os cantos da folha e uni-los com uma tira de alho francês. Antes de levar ao forno pincele com um pouco de azeite e disponha-os num tabuleiro. Devem cozinhar durante 15 minutos a 180ºC. Sirva com salada e regue com o molho de vinagre balsâmico. Bom apetite!



2 comentários:

Márcia Gonçalves disse...

A tal receita gourmet!
Gosto do toque da maçã, deve ficar bem com o salgado da alheira e o sabor a azeitona! Vou experimentar :p

Tertúlia da Susy disse...

Olá Beatriz,
Adorei esta sugestão!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html