domingo, 16 de junho de 2013

Bolachas e Biscoitos Paupério

Wallpaper 
Hoje em dia, as bolachas Paupério podem ser encontradas nas mais variadas lojas de todo o país, especialmente em lojas gourmet, lojas de produtos típicos portugueses e algumas mercearias antigas. O que talvez não saibam é que esta marca surgiu nos finais do século XIX, numa cidade portuense chamada Valongo. A fábrica fica a uns escassos metros da casa da minha avó  e, como tal, é difícil evitar um sorriso nostálgico sempre que me deparo com um pacote das maravilhosas bolachas Paupério.
Quase todas as semanas tentava convencer a minha mãe a comprar-me as Lenas, que são bolachas cobertas em chocolate e, como tal, perfeitas para qualquer ser humano que não tenha atingindo a pré-adolescência. Não queria as Lenas normais, mas aquelas que vinham embrulhadas em "prata" colorida. A bolacha era exactamente a mesma, mas o simples acto de as desembrulhar como se fossem verdadeiras prendas de Natal tornavam-nas muito mais divertidas e saborosas aos olhos da criança que fui.
Depois das Lenas, apaixonei-me pelo sabor a chocolate mais subtil das Princesas Negras e pelo gostinho a limão das Húngaras. Hoje gosto de comprar o sortido para não ter de fazer a injusta e difícil decisão de comprar um só tipo de bolacha.

Daqui
Não é possível escrever sobre esta marca sem mencionar a existência da Tosta Rainha. Esta foi uma tosta confeccionada de propósito para um banquete real realizado em 1886 para agradar a futura Rainha D. Amélia, provando que, desde cedo, as bolachas Paupério tiveram o sucesso merecido.

Daqui
Se forem como eu, vão entrar numa loja Paupério e em menos de 3 milésimos de segundo vão reparar (e suspirar) nas latas vintage que ali se vendem. São uma recriação dos tempos primordiais da marca e, honestamente, ficavam mesmo bem ali nas prateleiras da minha cozinha!

Daqui
Além das bolachas e biscoitos, a Paupério vende pão-de-ló, bolo-rei e marmelada. Como disse, há várias mercearias que vendem as bolachas e biscoitos Paupério e, cá no Porto, também se vendem na Vida Portuguesa, na loja em Rio Tinto, na loja em Ermesinde, na fábrica em Valongo e, mais recentemente, no renovado Mercado do Bom Sucesso.

daqui
Tenham um óptimo domingo!

Factos históricos
Página de Facebook
Site das Bolachas e Biscoitos Paupério

4 comentários:

Maria João Monteiro disse...

Devia estar a estudar e estou a ler isto.

E agora tenho fome.

Pensei que devias saber.

Beatriz disse...

Tenho aqui umas princesas negras a acompanharem o meu estudo de anatomia :p

Márcia Gonçalves disse...

Ah, comi algumas Lenas em miúda! :o Às vezes a minha mãe ainda compra umas bolachitas rectangulares de sabor semelhante às princesas negras, mas não sei o nome :)

Homem Maldito disse...

GOSTO! :D
O que é Paupério é bom! x)